segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Música e Pensamento
Aconteceu no último dia 13, na Universidade Federal do Vale do São Francisco a mesa redonda que discutiu o tema Música e Pensamento.
Todo mundo escuta, consome ou tem algum tipo de relacionamento com a música, um dos mais importantes dispositivos de subjetivação. Diante desta constatação, uma mesa-redonda para tratar do tema "Música e Pensamento",
Esta mesa foi proposta com eixo norteador das ações do Festival Umbuzada Sonora
O objetivo da mesa era debater o cenário musical nos dias atuais, principalmente no Vale do São Francisco, além de debater as várias maneiras que a música interfere na trajetória das pessoas, dinamizando e marcando momentos.
Estiveram presentes Mestre e professor do Instituto Federal da Bahia Fabrício Mota, o diretor da rádio Tropical FM em Juazeiro Flávio Ciro, o doutor e professor da Universidade do Estado da Bahia Josemar Martins (Pinzoh), o escritor e poeta Lupeu Lacerda e o membro da Central Única das Favelas (CUFA) Vale do São Francisco e professor Júnior Souza.
ALGUNS PONTOS LEVANTADOS NO DECORRER DA MESA:
- Música negra - Auto identidade / Movimento de resistência / Música também foi/é fomentadora de conflitos e guerras;(Fabrício Mota)
- O ponto para a solução do caos existente hoje no cenário musical é a educação voltada para crianças e adolescentes (a princípio) (Pinzoh);
- A MPB, Musica popular Britânica (Lupeu Lacerda);
- Que algumas mudanças em relação as programações das rádios Fm, tem sido provocado pelo público, que geralmente deixa de dar audiência,e até mesmo pela repetição;(Fabrício Mota)
- Movimento alternativo na região e a relação com o movimento Punk (Junior Souza)
A diversificação também vai acontecer por conta da disputa por audiência e público mais exigentes;
"A música é arma do futuro"
Fela Kuti.
Texto: Raiane Sousa.
Fotos: Cixto Filho.
mais informações: AQUI
0 comentários:
Postar um comentário