Celso Athayde, Cacá Diegues, Cufa e 5x Favela

sábado, 28 de agosto de 2010


Nossa História
Celso Athayde, Cacá Diegues, Cufa e 5x Favela
No início a Cufa era formada por três jovens, depois por quinze, e por fim aproximadamente 150 jovens se reuniam para conversar e trocar idéias, o que por sinal, atualmente ainda acontece na Cidade de Deus.  O Fórum consistia em convidar qualquer ser humano para discutir algum assunto e os jovens da Cufa participavam dos encontros para desenvolver seu potencial e senso crítico. 
Os temas dos debates eram os mais diversos, e mesmo que em geral não fosse este nosso principal interesse, não desmerecendo a importância em debater e realizar discussões, mas pela urgência e a nossa sede em colocar tudo o que ali era discutido em prática, participar nunca foi um problema, ao contrário, acreditávamos e ainda acreditamos que estar com aquelas pessoas era uma forma de integração social. A troca que se dava era em alguma medida  uma forma de nos inserir socialmente. 
Conseguíamos levar para esses encontros uma série de discussões, que ficaria para a nossa história, a exemplo, o encontro que tivemos sobre energia nuclear, em que um  físico palestrante queria nos fazer entender sobre o césio 137, urânio enriquecido e outras loucuras da física. Em outros encontros  também contamos com a participação de craques, dos mais diversos seguimentos, como Marina Maggessi, Rafael Dragaud, Pedro Stédile (MST), Orlando Silva, João  Moreira Salles, só pra citar alguns...
Por fim,  o grande e mágico momento aconteceu, quando resolvemos convidar o cineasta, Cacá Diegues, para  falar sobre cinema novo.  Ao fim desse encontro surge  a primeira ação concreta da Cufa, que na época se quer nome tinha, iniciava-se ali o curso de audiovisual da Cufa em Madureira. Cacá conseguiu fazer aqueles jovens das favelas que não tinham nenhum interesse em cinema, enxergarem um futuro, perceber uma chance, acreditar que era possível existir.  Acreditamos, batizamos o curso de audiovisual de Cabo (Cacá Botafoguense), foi uma homenagem a esse cara, que nos tirou das reuniões, que mais pareciam masturbação coletiva, e nos atirou para a prática do audiovisual, que hoje passou a ser a área de atuação da Cufa mais importante. Mas que isso, começa ali a partir do audiovisual a existência da Cufa como organização, conceito e instituição.
Mas essa história  vocês ficarão sabendo no final do ano, quando o livro da Cufa estiver pronto, esse texto que não precisa ser lido, é para falar da gratidão que temos por esse cidadão, do quanto devemos a ele, o quanto acreditamos nele, o quanto o amamos, e por fim, para testemunhar que estamos vivendo um momento histórico, que começou quando Cacá Diegues e Renata Magalhães resolveram reeditar o projeto 5 X Favela, Agora Por Nós Mesmos.   
Para dar vida ao projeto, Cacá e Renata convidaram para essa guerra, centenas de jovens do Rio, amigos, parentes, empresas, poder público e claro, nós do F4 (Afroreggae, Observatório de Favelas, Nós do Morro e Cufa) pra colaborar. Sabíamos que a única pessoa no Brasil que estaria acima de qualquer discussão, dúvidas, ética, moral, responsabilidade e profissionalismo, a única que seria capaz de levar  o nosso sentimento  ao mundo, sem estereótipos, e sem  imprimir compaixão, era  esse senhor genial, sereno e gentil, que tem a capacidade rara de agregar e construir. O projeto era nosso caminho, nossa verdade e passou a ser nossa vida.

Cacá, nesses cursos da Cufa por ele ministrado, pregava e incentivava  o protagonismo, mas sobre tudo a preparação e a qualificação, para que o protagonismo não fosse apenas um conceito, mas um fato. Hoje ao ver o projeto, nosso projeto, projeto dos favelados e não favelados,  sair efetivamente do papel, pela primeira vez na vida,  vou poder ir ao cinema com minha família para assistir algo que verdadeiramente pertence a todos, tendo esse casal como singelos guias.  E tão nobre quanto guiar  é poder escolher as mentes que nos conduz. Esse é o nosso privilégio. Por isso estou convencido de que o Brasil, o audiovisual, e a expressão FAVELA se dividem em duas fases, uma antes e a outra depois desse filme.  

5 X Favela não pertence a  Renata Magalhães, tão pouco a Cacá Diegues,  mas a  sociedade brasileira. Temos a obrigação de ir ao cinema, não apenas para assistir a um grande filme, ou para prestigiar os novos gênios do cinema brasileiro, mas para nos juntar a maior intervenção social do nosso tempo.

1 milhão de X Favela! Todo mundo junto, todo mundo misturado a partir de sexta-feira, dia 27 de agosto.

Confira os locais de exibição no site http://www.5xfavela.com.br

CUFA VSF Participa de mesa de discursão "Musica e Pensamento".

segunda-feira, 16 de agosto de 2010




















Música e Pensamento

Aconteceu no último dia 13,  na Universidade Federal do Vale do São Francisco a mesa redonda que discutiu o tema Música e Pensamento.
Todo mundo escuta, consome ou tem algum tipo de relacionamento com a música, um dos mais importantes dispositivos de subjetivação. Diante desta constatação, uma mesa-redonda para tratar do tema "Música e Pensamento",
Esta mesa foi proposta com eixo norteador das ações do Festival Umbuzada Sonora

O objetivo da mesa era debater o cenário musical nos dias atuais, principalmente no Vale do São Francisco, além de debater as várias maneiras que a música interfere na trajetória das pessoas, dinamizando e marcando momentos.

Estiveram presentes Mestre e professor do Instituto Federal da Bahia Fabrício Mota, o diretor da rádio Tropical FM em Juazeiro Flávio Ciro, o doutor e professor da Universidade do Estado da Bahia Josemar Martins (Pinzoh), o escritor e poeta Lupeu Lacerda e o membro da Central Única das Favelas (CUFA) Vale do São Francisco e professor Júnior Souza.
   
ALGUNS PONTOS LEVANTADOS NO DECORRER DA MESA:
  • Música negra - Auto identidade / Movimento de resistência / Música também foi/é fomentadora de conflitos e guerras;(Fabrício Mota)
  • O ponto para a solução do caos existente hoje no cenário musical é a educação voltada para crianças e adolescentes (a princípio) (Pinzoh);
  • A MPB, Musica popular Britânica (Lupeu Lacerda);
  • Que algumas mudanças em relação as programações das rádios Fm, tem sido provocado pelo público, que geralmente deixa de dar audiência,e até mesmo pela repetição;(Fabrício Mota)
  • Movimento alternativo na região e a relação com o movimento Punk (Junior Souza)

A diversificação também vai acontecer por conta da disputa por audiência e público mais exigentes;

"A música é arma do futuro"
         Fela Kuti.

Texto: Raiane Sousa.
Fotos: Cixto Filho.

mais informações: AQUI

Wado é atração do Festival Umbuzada Sonora

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Wado é atração do Festival Umbuzada Sonora


O Umbuzada Sonora, festival integrado ao programa Conexão Vivo (portal colaborativo de fomento à cultura) é o resultado da segunda etapa das atividades formativas do projeto Rede Motiva com artistas e grupos locais da região, iniciado há 5 meses em Juazeiro e em três outras cidades baianas: Salvador, Vitória da Conquista e Ilhéus. Entre os grupos inscritos foram selecionados Matingueiros, Paulo Soares e a Terceira Cidade e Andranjos, todas participantes das atividades e reuniões que acontecem desde o mês de abril. Além disso, o festival contará com participação de Wado (foto), uma atração de peso e um músico já bastante conhecido da crítica e mídia especializada. Os shows são gratuitos e acontecem no dia 14 de agosto (2010) a partir das 18 horas no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro.

Wado - Manifesto, afeto, festa, melancolia, bravura, fragilidade e poesia. Afoxé, funk e samba. Wado diversifica nos temas e na sonoridade. O disco Atlântico Negro, seu terceiro trabalho, foi eleito pela Rolling Stone Brasil como o nono melhor de 2009. E Wado ainda ficou em sétimo lugar na lista dos dez melhores da década, numa votação com cerca de 70 jornalistas, críticos e especialistas de renome na área musical, organizada por Marcelo Costa. Apesar de morar em Alagoas, Wado mantém uma agenda constante de shows pelo Brasil: já esteve no Tim Festival, Goiânia Noise, Rec Beat, Humaitá pra Peixe e representou o Brasil na Popkomm em Berlim e no Ano do Brasil na França, entre muitas outras jornadas.

Matingueiros - Fundado em 1999 em Petrolina-PE, tornou-se a maior manifestação pára-folclórica do vale do rio São Francisco, caracterizado pelo universo cultural do nordeste brasileiro, traduzindo-se numa interlinguagem didaticamente globalizada, incorporando elementos contemporâneos sem descaracterizar os folguedos tradicionais. O espetáculo já levou a cultura nordestina ao Brasil e exterior pondo em evidência esse trabalho tão artesanal que já contou nas gravações com as participações de Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Hermeto Pascoal, entre outros.

Paulo Soares e a Terceira Cidade - Com os pés nas caatingas e a cabeça no mundo, Paulo Soares Neto reúne músicos baianos, pernambucanos e piauienses, na cidade Juazeiro-BA. Desde 2008, desenvolve o projeto A Terceira Cidade, o qual nasceu para possibilitar o encontro criativo de músicos de influências diferentes. Recentemente foi selecionado em um edital do Conexão Vivo para a gravação de um show ao vivo na Sala do Coro do TCA (Salvador-Ba).

Andranjos - Na ativa há 6 anos e possuem um cd gravado em 2006 intitulado "Quando meu coração parar". Recentemente foram selecionados entre quase 200 bandas de todo o Brasil para compor a grade Palco do Rock 2010, festival que é referência em toda a Bahia. A Andranjos também esteve presente em 2006 no RPV, maior evento de Rock do Vale do S. Francisco, e é selecionada há 5 anos para tocar no Festival da Primavera e Raiz & Remix, dois grandes eventos de Petrolina-PE.

O que: Festival Umbuzada Sonora
Quando: 14 de agosto, sábado
Atrações: Matingueiros, Paulo Soares e a Terceira Cidade e Andranjos
Participação: Wado (AL)
Que horas: 18 hs
Onde: Centro de Cultura João Gilberto, Juazeiro-BA
Quanto: Gratuito

Junior Souza
Coletivo Coletânea/Umbuzada Sonora
Membro da CUFA VSF.