NOVA PRESIDÊNCIA DA CUFA

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O bonde não para...

Por Fernanda Quevedo

Encontro Nacional da CUFA 2009 em Porto Alegre - RS


MV Bill e Nega Gizza são fundadores da CUFA - Central Única das Favelas - e agora passam a presidência e vice-presidência, respectivamente, para duas importantes figuras da instituição: Preto Zezé (CUFA-CE) e Karina Santiago (CUFA-MT), um fato histórico que acontecerá no dia 16/02 no Teatro José Alencar, em Fortaleza, Ceará.
Para este momento, alguns dos grandes parceiros da instituição já confirmaram presença, como é o caso de Luiz Horta Barbosa Erlanger, Diretor de Comunicação da TV Globo; Alexandre Padilha, Ministro da Saúde; Roberto Marinho, um dos diretores da Senaes (Secretaria Nacional da Economia Solidária), Ivana Bentes, diretora da Faculdade de Comunicação da UFRJ e Pablo Capilé, Articulador Nacional do Circuito Fora do Eixo.
São vários pontos em comum de todas estas pessoas entre que “passam a faixa” e os novos gestores da CUFA. Mv Bill e Preto Zezé começaram muito cedo a desenvolver importantes ações sociais pelo viés do Hip Hop. Ambos foram músicos e hoje são, além de ativistas, produtores culturais, escritores e documentaristas.
Preto Zezé


Já Nega Gizza e Karina Santiago são propulsoras de um movimento de mulheres dentro da instituição, que provocou a realização de dezenas de ações voltadas às mulheres do país, sempre conectando essas atividades com o esporte, a cultura, a moda e a política social.
Em comum, estas quatro pessoas têm a negritude, o amor pelo trabalho social, a origem periférica e carregam no peito o sentimento CUFA, cuja principal expressão é o trabalho social, a democratização do conhecimento e do poder. Tudo isso, feito com uma metodologia que está fora dos padrões acadêmicos: “Fazendo do Nosso Jeito!”
Preto Zezé é coordenador da base no Ceará e também articulador nacional de projetos e ações políticas da instituição. É responsável pelas primeiras ações da CUFA no âmbito da saúde pública, provocando e estimulando o debate acerca do crack, droga que têm devastado milhares de jovens em todo país, com o livro e documentário: Selva de Pedra - “A Fortaleza noiada”.
Karina Santiago


Ele é também um dos principais formadores de opinião e direcionador de ações no que se refere ao Hip Hop, esse concebido dentro da instituição como a principal ferramenta cultural, social e política, para o desenvolvimento humano das pessoas das favelas brasileiras, em especial jovens habitantes deste espaço.
Karina Santiago é coordenadora da CUFA Cuiabá, capital de Mato Grosso, e esteve presente na criação de um dos núcleos políticos e estratégicos de maior força da instituição: Núcleo de Mulheres Maria Maria. Karina delineou as diretrizes de trabalho do núcleo, onde definiu: “Maria Maria é um movimento de mulheres da CUFA, negras ou não, cujo objetivo é construir um projeto político e democrático dentro da instituição, contribuindo na organização do discurso, sobretudo das jovens das periferias, para que estas possam se estimular e participar do processo político de decisão e de ocupação de espaço”.
Para Preto Zezé a posse é o símbolo de uma revolução permanente que é expressa pelas ações de todo o coletivo. “Se hoje existisse uma metodologia de análise de indicadores de evolução, seria a CUFA, seriam as nossas vidas e os níveis de evolução. Falando de mim, basta medir na área pessoal, individual, econômica, social, políticas e de relacionamento. A CUFA não se alimenta da tragédia de nossa gente, ela se alimenta e se faz referencia pelo sucesso de nossas buscas, e elas são individuais, ao mesmo tempo coletivas, na medida em que nossas lideranças e nossos quadros vão sendo formadas e replicando possibilidades reais de revolução no seu cotidiano e nas suas comunidades”, afirma Zezé.

Encontro Nacional da CUFA 2008 em Brasília


Para Karina Santiago, a posse significa, sobretudo a descentralização de poder, uma forte marca da CUFA, e também o reconhecimento da força política das ações realizadas em espaços considerados “fora do eixo”, como o Centro Oeste e o Nordeste.
“A CUFA começou, a mais de dez anos trás com as ações do Celso Athayde no Rio de Janeiro, região onde tudo o que acontece é visto por todo o país. Agora, neste momento em que o Bill e a Gizza democratizam as missões, sinaliza o reconhecimento do potencial da diversidade brasileira, já que todas as ações são pautadas na experiência de cada um, vivida em suas regiões. È também um marco que possibilita a descentralização de investimentos em ações sociais no Centro Oeste e no Nordeste”, afirma a vice –presidenta a ser empossada.

CUFA- BRASIL - CUIABA - MT
FERNANDA QUEVEDO – Favela Comunicação
Av. Dr. Meireles Nº 2845 São João Del Rei CEP 78088 670
Tels: 55 65 3665 1064 / 9984 1042
Email: fquevedo.cufamt.cuiaba@gmail.com
Twitter: @fernandaquevedo /// Skype: fernandaquevedo86
http://www.cufa.org.br/ / www.cufa.org.br/matogrosso





CONFRONTO DAS ESTRELAS - Basquete de Rua

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CONFRONTO DAS ESTRELAS




Participe da seleção dos melhores jogadores de Basquete de Rua de Pernambuco!!
Serão apresentações individuais de basquete de Rua em que os jogadores demonstrarão suas habilidades em arremessos e dribles mostrando toda a explosão e velocidade dessa modalidade.
Enquanto isso nossos jurados estarão analisando e selecionando os jogadores.

Os selecionados ainda vão participar de um jogão para desenvolver o entrosamento do time !

Qualquer pessoa pode se increver !!!

Compareçam

Local: Quadra de Basquete na praia do Pina
Data: 22/01/2010
Horario: 09h30

Mais informações AQUI

1ª Reunião de 2011

06:16

Saudações Nordestinas.











No ultimo dia 18 de Janeiro de 2011, ocorreu no centro diocesano do bairro João de Deus a 1ª reunião de trabalho da CUFA VSF, neste momento avaliamos nossa ações durante o ano de 2010 e também fico decidido que no dia 05 de Fev./11 estaremos fazendo uma conferencia pra definir os novos rumos da CUFA VSF.

Ficou evidenciado nossa dificuldade de articulação e nossa responsabilidade com as atividades que já propomos a comunidade, nosso balanço neste primeiro momento foi animador, pois conseguimos realmente fazer algo que nos diferenciou das outras instituições presente na cidade por nossa ousadia, hoje o nome da CUFA VSF começa a ser lembrado por alguns membros da sociedade e da área política.

Temos como objetivo, reforçar nosso quadro de colaboradores, contando com o apoio na cidade de contatos com as IES da região.


Ações de 2010.

- Encontro de Bboys, este foi o momento de apresentação da CUFA VSF para sociedade local, momento impar, onde os parceiros vislumbraram uma nova forma de fazer as ações que são voltadas para a favela.


- LIIBRA, momento onde nossos coordenadores de esportes tiveram para trazer uma nova modalidade de esporte à região, mostrando que realmente o que vale é a vontade de fazer.
 

- Capacitação de Jovens em mídias sociais - Esta capacitação ocorre na comunidade do João de Deus com jovens ligados a pastoral da igreja católica que sejam multiplicadores do saber adquirido.


 
- PELC-IF Sertão - projeto que foi pensado pelos membros da CUFA VSF e que teve a sua indicação como realizadora do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco.



- Parceria SESI, CUFA VSF na capacitação de membros da comunidade do cacheado e do João de Deus no curso de torneiro mecânico.

Estes são alguns exemplos das realizações do ano de 2010 na região.

Agradecemos aqui a todos os parceiros e amigos que colaboraram para que estas ações fossem bem sucedidas

 

CUFA BRASIL - CUFAVSF -PETROLINA/PE

Junior Souza "Junior"

Coordenação de Comunicação.
Rua Cremilda Gomes Silva, 358.
Jardim Amazonas - CEP: 56.318-320 - Petrolina/PE
Tel.: 87 8828 7721
MSN: jnrpodre@hotmail.com
Twitter: @JuniorCOLETANEA